Showtec2024
DESTAQUESEVENTOSGASTRONOMIA

Quem são as pessoas nos bastidores da Festa da Linguica de Maracaju

História da Festa da Linguica de Maracaju

A festa é uma das maiores da gastronomia local, responsável por atrair milhares de visitantes, além de aquecer a economia local, oportuniza trabalhos temporários e dá visibilidade ao município, localizado no centro-sul do Estado.

Realizada no Parque de Exposições Libório Ferreira de Souza, a Festa da Linguiça tem neste ano a expectativa de reunir 25 mil pessoas nos quatro dias. A organização ainda espera vender 20 toneladas de linguiça da linguiça mas famosa da região nesse período.

Com características únicas, a linguiça de Maracaju deu origem a Festa da Linguiça, que a 27 anos, movimenta a economia do município e do Estado.

Outro marco ocorreu no ano de 1997, quando a linguiça de Maracaju entrou para o anuário do Guinness Book, como a maior linguiça do mundo feita de uma tripa única do boi. Foi confeccionada uma linguiça gigante de 31 metros.

No ano de 2016, uma nova conquista: o selo de Indicação Geográfica (IG) emitido pelo Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) garantiu à iguaria proteção contra falsificações de origem e produção, selando sua autenticidade.

A Festa

Criada em 1994, a Festa da Linguiça nasceu de um projeto do Rotary Club de Maracaju que buscava divulgar e valorizar a iguaria mais famosa da cidade. Os anos passaram e parcerias sendo firmadas, com isso o evento alcançou proporções internacionais, atraindo turistas de várias partes do Brasil e do exterior.

A parte gastronômica foi unida a outros atrativos como shows nacionais, exposição de veículos, máquinas e implementos, parque de diversões, artesanato, o que transformou a festa em um dos principais eventos turísticos de Mato Grosso do Sul.

A linguiça é preparada somente com carnes de primeira e temperada com ingredientes tradicionais misturados a itens curiosos, como o suco de ‘laranja azeda’, por exemplo, o que torna único o sabor dessa iguaria. O preparo é 100% sul-mato-grossense, criado por famílias que vieram do triângulo mineiro no intuito de conservar os cortes nobres, deixando os demais para o preparo do charque.

A 27º da Linguiça de Maracaju é organizada pelo Rotary Club de Maracaju e Casa da Amizade, com o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul por meio da Fundação de Cultura. Também são parceiros a prefeitura local e a iniciativa privada.

O festival gastronômico tem caráter filantrópico e toda a renda é distribuída para as entidades socio-assistenciais do município. Entre as entidades beneficiadas está o Hospital Soriano Corrêa da Silva e projetos sociais da PM (Polícia Militar).

Para que o evento consiga ser realizado todos os anos, a equipe que envolve este trabalho e muito grande. Na parte 01 desta série de matérias, vamos contar a história de pessoas que estão nos bastidores desta importante festa.

Hoje vamos destacar uma profissional que a mais de 12 anos fez parte do Rotary Club de Maracaju Distrito 4470. Estamos falando da jornalista Lidia Souza Krutul, que hoje esta morando nos Estados Unidos.

Ela é publicitaria e jornalista, nascida na cidade de Campo Grande em 1984.

Mudou se para Maracaju no ano de 2006 e é muito querida pela comunidade maracajuense.

Seus trabalhos sempre edificaram o potencial econômico da cidade, além de ter trabalhado no nosso único impresso semanal, por mais de 8 anos.

Lidia participou de grandes eventos junto com a Associação Comercial de Maracaju (ASSEMA), onde, juntamente com a Radio Cidade de Maracaju, promoveu eventos de suma importância para o comercio local.

A jornalista, além de ser voluntaria no Rotary Club, também participou ativamente da diretoria e realização direta da Festa nestes anos de realização, ajudando a impulsionar o nome de Maracaju a nível nacional e também internacional. A festa da Linguiça de Maracaju tem tido um crescimento substancial e esse resultado tem impactado economicamente a cidade. Nos dias de festa, os restaurante e hotéis, além de toda mão de obra direta e indireta, fomenta a muitos anos a economia da cidade.

Em entrevista com Lidia Souza, ela diz “Somos parceiros na realização dos eventos que ajudam a difundir nossas tradições, hoje a Festa de Maracaju é conhecida em todo o país e atrai também turistas de outros países”, ressaltou.

“Há 27 anos, a Festa da Linguiça surgiu, em uma iniciativa de pessoas de Maracaju. O Rotary encampou a organização da festa, a prefeitura municipal sempre foi muito parceira e o Governo do Estado também. A tradição de Maracaju está expressa na culinária, nos costumes e na cultura, e o objetivo de todo este movimento é ajudar as instituições de caridade e a sociedade de maneira geral”, complementou. A festa gera mais de 600 vagas de trabalho, entre empregos diretos e indiretos.

Na parte 2 desta série, vamos falar sobre os sócios fundadores do Rotary Clube de Maracaju.

Gabinete do Governador do Estado na época, André Pucinelli.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo